domingo, 20 de setembro de 2009

Pará de Minas, 150 anos


Tudo começou com a figura lendária e controversa do bandeirante português Manoel Batista, o Patafufo...

Tudo começou em torno da Capela de Nossa Senhora da Piedade...

Tudo começou às margens do Ribeirão Paciência...

E hoje, cento e cinqüenta anos depois, venho falar da minha terra amada, Pará de Minas!

Que me desculpem os que não tiveram o privilégio de ter nascido no Pará. E aqui já cabe um parêntese: quem nasce aqui não não nasceu "em Pará", mas "no Pará". É a mais característica demonstração de proximidade, de afeto. Há quem seja ainda mais completo no sentimento, como minha amiga Adélia Salles, que sempre fala do Pará de Minas, bom e velho.

Fechando o parêntese, quem não é daqui pode não saber a real dimensão do ser paraminense (ou paraense). Citando novamente Adélia Salles, "o Pará é, não o lugar para o qual eu sempre vou, mas o lugar para o qual eu sempre volto".

O verdadeiro paraminense, por mais longe que esteja da cidade, é capaz de, com um simples fechar de olhos, rever a imagem do Cristo Redentor no alto da serra, abençoando a cidade. Mais do que isso. O verdadeiro paraminense tem no coração cada pedaço da cidade, assim como a imagem do Cristo carrega no seu coração de metal um pedaço de cada família paraminense.

E como bom patafufo, apesar de estar distante, tenho Pará de Minas dentro de mim, e não podia deixar de prestar minha singela homenagem nesse dia.

Pará de Minas completa 150 anos de uma linda história, e deixo aqui o trecho do hino da cidade que se repete na minha cabeça toda vez que penso nela. Como muito bem escreveu Padre Hugo:

8 comentários:

Giovane Rezende disse...

Grande Conrado!
parabens pelo texto, através dele pude ter uma ideia do quanto Para de Minas te orgulha. E como um defensor de Juiz de Fora entendo muito bem o que vc sente pela sua cidade! Parabens Para de Minas!Parabens a tds os paraminenses!

Rodrigo Pedrotti disse...

Parabéns pelo texto amigo!

Mandou bem no patriotismo semana passada e agora defendendo sua terra. Sei bem o que é o orgulho de nossa cidade pois até no nemo carrego o nome da minha ne!? rsrs
Parabéns Pará de Minas!

Abração

Unknown disse...

Muito boa!!! Pará é máraaaaa mesmo!!! E parabéns pra cada um de nós que faz parte dessa história...

Unknown disse...

Conrado!!
Mais um texto excelente..!
Parabéns p/ Pará de Minas, parabéns p/ nossa terra!!
Tive que mudar p/ descobrir o tanto que gosto lá! hehe
=D

Unknown disse...

nooo hein preto! q adoração!! fiko boba!!! hahahahaha
mas eh isso msm! o pará eh o pará ne....hehehehe
parabéns pra tds os patafufos!!! hehehehe
bjãoo

Bianca Machado disse...

Ah meu amigo... cada pedacinho está no coração... nao temos highways, nao temos starbucks nem mcdonalds não temos... mas a nossa avó mora no máximo 10 minutos da gente, a nossa rua direita nos levando a velha padaria no finalzinho onde não existe (comprovadamente) melhor pão de queijo... Ah Pará de Minas... quem te conhece não te esquece jamais!!!

Penha disse...

Como sempre,perfeito! Ô orgulho!

Anônimo disse...

http://markonzo.edu Best Wishes, ashley furniture price [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture price[/url], bvsmwk, allegiant air verdict [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air verdict[/url], bktllgx, pressure washers info [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers info[/url], hyhtmj, dishnetwork blog [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork blog[/url], 3915, adt security preview [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security preview[/url], aubcf,